Ora, Ora

Parece que você tem um Bloqueador de Anúncios ativo, e quem não usa?

Contudo a Agatha Edu se mantém essencialmente com a renda gerada por anúncios, desativa aí rapidinho, parça. 😀

Home > Propostas de Redação > Propostas de Redação Enem > Política >

Violência Doméstica Contra Crianças

A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo na modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema "Violência Doméstica Contra Crianças", apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

TEXTO I

A situação da violência contra crianças no Brasil

A violência doméstica contra crianças, também chamada de intrafamiliar, pode ser definida como toda ação ou omissão praticada por pessoas que vivem ou coabitam a casa (pais, padrastos e madrastas, avós, tios etc.), transformando a criança ou o adolescente em refém permanente do agressor. Ela pode acontecer de várias formas. As mais frequentes são: física, psicológica, sexual e negligência.

Por dia, o Sistema Nacional de Agravos de Notificação (Sinan), do Ministério da Saúde, recebe quase 250 registros de tortura, violência física ou psicológica contra crianças e adolescentes no país – seis em cada dez ocorridos dentro de casa e provocados por pessoas do relacionamento íntimo dos pequenos. Anualmente, segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), morrem em média 200 crianças com menos de quatro anos por agressão. Entre 2010 e 2019, a quantidade de casos cresceu 268%, preocupando especialistas em defesa dos direitos da criança.

Dados do Sinan, analisados pela SBP, mostram que sete em cada 10 casos que chegam aos serviços de saúde são abusos físicos. Os hematomas, quando frequentes, favorecem a identificação. Porém, como destaca a secretária geral da Comissão em Defesa dos Direitos das Criança e do Adolescente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Pernambuco (OAB-PE), Cláudia Albuquerque:

“A violência vai muito além das marcas físicas”

Disponível em: https://lunetas.com.br/violencia-domestica-contra-criancas/

TEXTO II

A violência doméstica infantil vai muito além das marcas no corpo e dos números. Para a psicóloga clínica infantojuvenil, Edjane Bomfim, os impactos emocionais dessa violência ocasionam danos psicológicos para o indivíduo, propiciam adoecimento mental e desencadeiam depressão, fobias, estresse pós-traumático, transtorno obsessivo compulsivo, automutilação, podendo chegar a tentativas de suicídio ou até mesmo o suicídio.

É notório que o distanciamento social contribuiu ainda mais para cenários de violências domésticas contra crianças devido à mudança de rotinas das famílias gerando situação de estresse, desemprego, depressão, inquietudes e problemas nas relações que culminam na culpabilização das crianças como válvula de escape para os descontroles emocionais dos familiares agravados pelo período pandêmico.

Além disso, neste período, os ambientes coletivos e de integração foram fechados devido às recomendações dos órgãos de saúde em todo o Brasil, assim as crianças ficaram mais vulneráveis às violências praticadas no seio familiar. Porém, na contramão dessa exposição às violências, as denúncias despencaram pelo fato da vítima estar em uma relação de sujeição, medo e ameaças durante o distanciamento social, não podendo contar com os sistemas de apoio, como a escola, por exemplo.

“É imprescindível que ações sejam desenvolvidas nesse sentido. Do contrário, enquanto durar a pandemia, teremos marcas de violências diversas em toda uma geração de crianças e adolescentes que vivenciam tanto a falta de acolhimento institucional e social quanto a sensação de impunidade e impotência diante do sofrimento”, reforça a presidente em exercício do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca) da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), Tâmara Melo.

Disponível em: https://www.to.gov.br/noticias/violencia-domestica-infantil-e-uma-realidade-preocupante-nos-lares-brasileiros-e-precisa-ser-combatida/6er9q6hi5t7o

TEXTO III

Violência Doméstica Contra Crianças

Disponível em: https://www.to.gov.br/noticias/violencia-domestica-infantil-e-uma-realidade-preocupante-nos-lares-brasileiros-e-precisa-ser-combatida/6er9q6hi5t7o










Propostas de Redação: Educação

Propostas de Redação: Sociedade