Ora, Ora

Parece que você tem um Bloqueador de Anúncios ativo, e quem não usa?

Contudo a Agatha Edu se mantém essencialmente com a renda gerada por anúncios, desativa aí rapidinho, parça. 😀

Home > Propostas de Redação > Propostas de Redação Enem > Política >

Aquecimento Global e Efeito Estufa

A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo na modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema "Aquecimento Global e Efeito Estufa", apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

TEXTO I

O efeito estufa é um fenômeno natural realizado por gases presentes na atmosfera terrestre. Esse fenômeno é assim chamado porque seu processo é semelhante ao que ocorre em uma estufa usada para cultivar plantas em locais frios.

As estufas são geralmente câmaras fechadas feitas de vidro que permitem a entrada de luz e calor provenientes dos raios solares, mas dificultam a sua saída. Assim, o calor fica retido dentro delas, aquecendo o ambiente e tornando o clima propício para o cultivo de determinadas plantas.

Algo similar ocorre na Terra. Nosso planeta recebe os raios solares, mas aproximadamente 30% deles não conseguem atravessar a atmosfera, sendo refletidos de volta para o espaço. Os outros 70% atravessam a atmosfera e atingem a superfície terrestre. Parte dessa radiação é absorvida pela superfície e outra parte é refletida na forma de radiação infravermelha, um tipo de radiação invisível para nós que também é denominada radiação térmica, pois é emitida por materiais aquecidos.

Ao chegar à atmosfera, essa radiação infravermelha que foi refletida não volta direto para o espaço porque existem alguns gases — os gases-estufa — que são capazes de absorver parte dessa radiação. A outra parte retorna normalmente para o espaço.

Disponível em: https://www.manualdaquimica.com/quimica-ambiental/efeito-estufa-aquecimento-global.htm

TEXTO II

Entenda as causas e efeitos das Mudanças Climáticas

Os combustíveis fósseis – carvão, petróleo e gás – são de longe os maiores contribuintes para a mudança climática global, respondendo por mais de 75% das emissões globais de gases de efeito estufa e quase 90% de todas as emissões de dióxido de carbono.

À medida que as emissões de gases de efeito estufa cobrem a Terra, elas retêm o calor do sol. Isso leva ao aquecimento global e às mudanças climáticas. O mundo agora está aquecendo mais rápido do que em qualquer ponto da história registrada. As temperaturas mais altas ao longo do tempo estão mudando os padrões climáticos e interrompendo o equilíbrio normal da natureza. Isso representa muitos riscos para os seres humanos e todas as outras formas de vida na Terra.

Causas das Mudanças Climáticas

Gerando energia

A geração de eletricidade e calor pela queima de combustíveis fósseis causa uma grande parte das emissões globais. A maior parte da eletricidade ainda é gerada pela queima de carvão, petróleo ou gás, que produz dióxido de carbono e óxido nitroso – poderosos gases de efeito estufa que cobrem a Terra e retêm o calor do sol. Globalmente, pouco mais de um quarto da eletricidade vem de fontes eólicas, solares e outras fontes renováveis que, ao contrário dos combustíveis fósseis, emitem pouco ou nenhum gás de efeito estufa ou poluentes no ar.

Bens de fabricação

A manufatura e a indústria produzem emissões, principalmente da queima de combustíveis fósseis para produzir energia para fazer coisas como cimento, ferro, aço, eletrônicos, plásticos, roupas e outros bens. A mineração e outros processos industriais também liberam gases, assim como a indústria da construção. As máquinas usadas no processo de fabricação geralmente funcionam com carvão, óleo ou gás; e alguns materiais, como plásticos, são feitos de produtos químicos provenientes de combustíveis fósseis. A indústria manufatureira é uma das maiores contribuintes para as emissões de gases de efeito estufa em todo o mundo.

Derrubando florestas

A derrubada de florestas para a criação de fazendas ou pastagens, ou por outros motivos, causa emissões, pois as árvores, ao serem cortadas, liberam o carbono que vinham armazenando. A cada ano, aproximadamente 12 milhões de hectares de floresta são destruídos. Como as florestas absorvem dióxido de carbono, destruí-las também limita a capacidade da natureza de manter as emissões fora da atmosfera. O desmatamento, juntamente com a agricultura e outras mudanças no uso da terra, é responsável por cerca de um quarto das emissões globais de gases de efeito estufa.

Usando o transporte

A maioria dos carros, caminhões, navios e aviões funciona com combustíveis fósseis. Isso torna o transporte um dos principais contribuintes de gases de efeito estufa, especialmente emissões de dióxido de carbono. Os veículos rodoviários respondem pela maior parte, devido à combustão de derivados de petróleo, como a gasolina, em motores de combustão interna. Mas as emissões de navios e aviões continuam a crescer. O transporte é responsável por quase um quarto das emissões globais de dióxido de carbono relacionadas à energia. E as tendências apontam para um aumento significativo no uso de energia para transporte nos próximos anos.

Produzindo comida

A produção de alimentos causa emissões de dióxido de carbono, metano e outros gases de efeito estufa de várias maneiras, inclusive por meio do desmatamento e limpeza de terras para agricultura e pastagem, digestão por vacas e ovelhas, produção e uso de fertilizantes e estrume para o cultivo e o uso de energia para operar equipamentos agrícolas ou barcos de pesca, geralmente com combustíveis fósseis. Tudo isso torna a produção de alimentos um dos principais contribuintes para as mudanças climáticas. E as emissões de gases de efeito estufa também vêm da embalagem e distribuição de alimentos.

Energizando edifícios

Globalmente, edifícios residenciais e comerciais consomem mais da metade de toda a eletricidade. Como continuam a consumir carvão, petróleo e gás natural para aquecimento e resfriamento, emitem quantidades significativas de gases de efeito estufa. A crescente demanda de energia para aquecimento e resfriamento, com o aumento da propriedade de ar-condicionado, bem como o aumento do consumo de eletricidade para iluminação, eletrodomésticos e dispositivos conectados, contribuíram para um aumento nas emissões de dióxido de carbono relacionadas à energia de edifícios nos últimos anos.

Consumindo muito

Sua casa e uso de energia, como você se move, o que você come e quanto você joga fora, tudo contribui para as emissões de gases de efeito estufa. O mesmo acontece com o consumo de bens como roupas, eletrônicos e plásticos. Uma grande parte das emissões globais de gases de efeito estufa está ligada a residências particulares. Nosso estilo de vida tem um impacto profundo em nosso planeta. Os mais ricos carregam a maior responsabilidade: o 1% mais rico da população global combinado é responsável por mais emissões de gases de efeito estufa do que os 50% mais pobres.

* Com base em várias fontes da ONU

Disponível em: https://www.ecodebate.com.br/2022/12/09/entenda-as-causas-e-efeitos-das-mudancas-climaticas/

TEXTO III

Aquecimento Global  e  Efeito  Estufa

Disponível em: http://www.sustentaacoes.com/2013/09/aquecimento-global-gases-efeito-estufa.html










Propostas de Redação: Educação

Propostas de Redação: Sociedade