Ora, Ora

Parece que você tem um Bloqueador de Anúncios ativo, e quem não usa?

Contudo a Agatha Edu se mantém essencialmente com a renda gerada por anúncios, desativa aí rapidinho, parça. 😀

Home > Propostas de Redação > Propostas de Redação Enem > Política >

A Importância da Participação Política Para a efetivação da Cidadania no Brasil

A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo na modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema "A Importância da Participação Política Para a efetivação da Cidadania no Brasil", apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

TEXTO I

A ideia de livre participação de todos os cidadãos e cidadãs nas decisões políticas está diretamente associada aos dois grandes valores da democracia: igualdade e liberdade. Hoje, em boa parte das sociedades modernas, esse conceito abrange todas as pessoas de forma indistinta, não importando seu gênero, raça, cor ou credo religioso. Essa conquista aparentemente elementar é resultado de mudanças e transformações que ocorreram ao longo de mais de 2 mil anos de história da democracia. Um modelo de governo dinâmico que continua evoluindo e que ainda pode e deve ser muito aprimorado.

Ainda numa perspectiva histórica, muitos avanços no campo da democracia são extremamente recentes. Basta lembrar que até 1930 as mulheres não tinham direito ao voto no Brasil; há pouco mais de 50 anos os negros não participavam das eleições nos Estados Unidos. E até hoje, em muitos lugares supostamente democráticos, a igualdade e a liberdade são frequentemente retalhadas com doses brutas de autoritarismo e cerceamento de direitos básicos. Os exemplos estão em várias partes do mundo.

Mesmo nas democracias mais consolidadas, nas quais todas e todos têm direito a igual participação na produção das leis e na eleição para cargos públicos, há um vasto caminho a se percorrer para garantir, de fato, que todos participem da vida pública e das decisões políticas em igualdade de condições. O reconhecimento formal de direitos iguais, embora relevante, não assegura que eles serão exercidos. Não raro, as eleições são insuficientes para gerar legitimidade democrática e representatividade para os diferentes atores e grupos, ideias e interesses sociais. Nesse contexto, o Estado organizado continuará atuando como um reprodutor de desigualdades, como um ente distante da população e indiferente aos seus desejos e necessidades.

Disponível em: https://www.cidadessustentaveis.org.br/institucional/participacao-cidada_democracia-alem-do-voto

TEXTO II

Muito tem se discutido sobre o papel da política na sociedade moderna. Seria a política uma prática necessária à administração das demandas populares?

Com o recrudescimento de ações violentas como formas de se resolver conflitos, como o período em que vivemos atualmente, torna-se evidente a importância do uso da diplomacia e da política como armas eficazes de resoluções dos problemas da sociedade. O uso da política, da conversação e da negociação são essenciais para que pendências entre diversos interesses sejam, se não equacionadas, pelo menos equiparadas, tendo como objetivo benefícios comuns e recuos necessários para o entendimento. Essa prática, somente a política é capaz de levar a termo, haja visto que o diálogo é a chave para coibir conflitos e razão de ser indissociável da política.

Entretanto, cabe perguntar como a população, de um modo geral, pode participar ativamente da administração pública, contribuindo assim para o aprimoramento da democracia. É fato que as massas, excetuando o ato de votar, mantém-se afastada das vivências políticas que afetam diretamente seu cotidiano. Isso se deve, em grande parte, ao conceito falho de cidadania, algo pouco percebido pela população como prática diária, e não esporádica de exercer a democracia.

O cidadão comum deve despertar para sua importância no quadro político e engajar-se na luta por melhorias coletivas, seja por maior interesse pelo que acontece ao seu redor, informando-se e discutindo com familiares e amigos a situação mundial, seja pela participação direta em associações como amigos de bairro, organizações não governamentais e fóruns de discussão sobre temas sociais, políticos e econômicos, ou entidades similares onde seja exigida posição firme e atuação contundente do cidadão em prol da comunidade que representa.

Disponível em: https://www.al.sp.gov.br/noticia/?id=306965

TEXTO III

A Importância da Participação Política Para a  efetivação da Cidadania no Brasil

Disponível em: https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questoes/098fca48-27










Propostas de Redação: Educação

Propostas de Redação: Sociedade