Ora, Ora

Parece que você tem um Bloqueador de Anúncios ativo, e quem não usa?

Contudo a Agatha Edu se mantém essencialmente com a renda gerada por anúncios, desativa aí rapidinho, parça. 😀

Home > Propostas de Redação > Propostas de Redação Enem > Política >

Insegurança Alimentar

A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo na modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema "Insegurança Alimentar", apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

TEXTO I

Diferença entre insegurança alimentar e fome

Como os dois conceitos são bastante próximos, por vezes eles acabam se confundindo. A insegurança alimentar considera não só a quantidade de alimentos a que a pessoa tem acesso, mas também a qualidade e quais as causas para essa incerteza no que está disponível para comer.

Já a fome é definida pela FAO como um desconforto físico ou dor causada pelo consumo insuficiente de energia alimentar. Entretanto, quem passa fome por conta de causas sociais e estruturais, também se encontra em algum nível de insegurança alimentar.

O termo “fome” também costuma ser usado como sinônimo de subalimentação crônica, ou seja, a condição persistente – que dura muito tempo – na qual o consumo alimentar habitual de um indivíduo é insuficiente para fornecer a quantidade de calorias necessárias para manter uma vida normal, ativa e saudável.

Disponível em: https://www.nationalgeographicbrasil.com/politica/2022/10/o-que-e-inseguranca-alimentar-e-quais-sao-suas-causas#:~:text=A%20inseguran%C3%A7a%20alimentar%20acontece%20quando,e%20a%20Agricultura%20(FAO).

TEXTO II

Quais as causas da insegurança alimentar?

A insegurança alimentar está diretamente vinculada aos diferentes âmbitos da sociedade por meio de fatores que vão desde questões econômicas até adversidades climáticas. Com base numa análise global, pode-se afirmar que os fatores que sustentam a insegurança alimentar são:

Má distribuição de alimentos, baseada na dificuldade de acesso alimentar para as populações de baixa renda.

Desperdícios de alimentos, com destaque para os grandes conglomerados comerciais, que priorizam alimentos com boa aparência estética.

Mudanças climáticas globais, que impendem o crescimento adequado dos alimentos e geram prejuízos para os produtores rurais.

Degradação do solo, da água e da vegetação, elementos ambientais fundamentais para o desenvolvimento das atividades agrícolas.

Disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/inseguranca-alimentar.htm

TEXTO III

Insegurança Alimentar

Disponível em: https://brqualityconsultoria.com.br/dados-da-inseguranca-alimentar-no-brasil-sao-divulgados/










Propostas de Redação: Educação

Propostas de Redação: Sociedade