Ora, Ora

Parece que você tem um Bloqueador de Anúncios ativo, e quem não usa?

Contudo a Agatha Edu se mantém essencialmente com a renda gerada por anúncios, desativa aí rapidinho, parça. 😀

Home > Propostas de Redação > Propostas de Redação Enem > Política >

O Papel Das Redes Sociais Nas Discussões Políticas

A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo na modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema "O Papel Das Redes Sociais Nas Discussões Políticas", apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

TEXTO I

É uma afirmação fácil de que as redes sociais tem papel relevante na atual luta de ideias. Os partidos, analistas políticos e a imprensa usam e abusam desta premissa.

Mas é preciso ir além do senso comum para compreender melhor o papel que as redes sociais têm na dinâmica eleitoral e na formação de opiniões políticas.

As redes sociais na internet são um fenômeno relativamente novo e buscam espelhar as formas de relacionamento humano na rede mundial de computadores. Elas são a face mais visível e popular das mudanças trazidas pela internet no comportamento e na organização das sociedades.

Têm grande importância também as alterações dos processos de produção, da acumulação de capital e de novas formas de apropriação da mais-valia trazidas pela 3ª Revolução Industrial. Este é um tema que tem estudos sólidos e profundos, além do fato de estarmos vivendo a transição para uma 4ª revolução industrial.

Essas alterações vinculam fortemente nossas relações sociais. E podemos arriscar que elas também as alteraram.

Comportamentos considerados inadequados há pouco tempo atrás são aceitos com naturalidade nas redes na internet. Durkheim, Marx e Foucault certamente nos darão pistas para entender como certos setores evoluíram para um comportamento quase primal. Estudos sociológicos para debater este novo comportamento social serão necessários para que possamos apreender toda a magnitude desta mudança.

Mas se estamos ainda carentes de estudos que tratem das causas e gêneses do comportamento dos usuários de redes sociais, já podemos verificar alguns efeitos sobre as relações humanas e também sobre o processo político.

Um dos exemplos mais gritantes da prática criada a partir das redes sociais é a disseminação de fake news. Um estudo do Instituto de Internet da Universidade de Oxford comprovou que o engajamento em postagens com informações falsas e com conteúdo extremo é maior do que em posts de notícias da mídia tradicional.

O estudo analisou conteúdos veiculados em redes sociais, principalmente Facebook e Twitter, durante o período de eleições do Parlamento Europeu, de 23 a 26 de maio de 2019. Os sites utilizados para a disseminação de “fake news” tiveram um engajamento de 1,2 a 4 vezes maior do que os veículos tradicionais.

Disponível em: https://vermelho.org.br/2019/07/19/a-importancia-das-redes-sociais-na-luta-politica-atual/

TEXTO II

As eleições realizadas em 2014 reforçaram a importância do uso das mídias sociais como um espaço de comunicação e de debate político. Até 2010, a estratégia dos candidatos era estar presente nas ferramentas mais populares e, normalmente, agir na rede como ação complementar de divulgação dos conteúdos das mídias tradicionais. Hoje a sociedade digital exige mais interação e assim o faz, tanto porque as suas possibilidades aumentaram como porque sua reação mudou.

A evolução das tecnologias, o surpreendente crescimento de internautas e o comportamento dos eleitores mostraram que o cenário de 2014 seria diferente. Nas últimas eleições, uma campanha política, de fato, foi realizada nas redes sociais por candidatos, eleitores e militâncias. “Nunca vi tanta gente discutindo política como na timeline do meu Facebook nessa eleição”, afirma a fisioterapeuta Camila Marques. Certamente, a opinião dela pode ser compartilhada por muitas pessoas.

O impacto do fenômeno “redes sociais e eleições” está sendo estudado por especialistas e academia, e a revista Tema se propôs a discutir a questão do comportamento da população cibernética durante as eleições. As atitudes vistas em 2014 geraram empoderamento? Teve maior participação política ou o movimento trata-se apenas de mais uma 'onda' de internet? Em 2014, a campanha política nas redes não foi uma preocupação apenas dos profissionais de Marketing, a participação social em torno do tema foi intensa e os ânimos ficaram exaltados. Camila conta que, durante o segundo turno das eleições para presidente e governador do Distrito Federal, foi obrigada a fazer uma 'limpeza' de amigos no Twitter e no Facebook. “Não dava mais para ler tanta opinião radical tanto para um lado, quanto para o outro. As pessoas estavam, literalmente, se agredindo por causa da política. Eu quase desisti de amizades por causa dos excessos, por isso, decidi me afastar daqueles comentários”, relembra a fisioterapeuta.

Disponível em: http://intra.serpro.gov.br/tema/noticias-tema/eleicoes-e-redes-sociais-empoderamento-ou-onda-de-internet

TEXTO III

O Papel Das Redes Sociais  Nas Discussões Políticas

Disponível em: http://intra.serpro.gov.br/tema/noticias-tema/eleicoes-e-redes-sociais-empoderamento-ou-onda-de-internet










Propostas de Redação: Educação

Propostas de Redação: Sociedade