Ora, Ora

Parece que você tem um Bloqueador de Anúncios ativo, e quem não usa?

Contudo a Agatha Edu se mantém essencialmente com a renda gerada por anúncios, desativa aí rapidinho, parça. 😀

Home > Blog da Agatha > Redação Vestibulares > UEL: >

Como Funciona a Redação da UEL?

Aprenda Sobre Como Funciona a Redação da UEL 2024

Como Funciona a Redação da UEL

Como Funciona a Redação Na UEL?

A Prova de Redação, excepcionalmente, constituir-se-á de uma proposta (um único tema). A partir da leitura de textos verbais e não verbais, o candidato deverá produzir um texto dissertativo-argumentativo, de acordo com o enunciado proposto, valendo-se dos textos que servirão de base para a sua resposta.

Os textos/respostas deverão ser escritos em prosa e de acordo com a norma padrão do português brasileiro, salvo se o enunciado da questão propuser algo específico. O candidato será avaliado quanto às capacidades de analisar, resumir, comentar, comparar, criticar, completar etc. um texto verbal ou não verbal. Aspectos discursivos, textuais, estruturais e normativos serão levados em conta na respectiva avaliação.

Pontuação da redação na UEL

A Prova de Redação será corrigida em uma escala de 0 (zero) a 5 (cinco) e, para fins de cálculo, a média obtida pelo candidato será multiplicada por 5 (cinco), atingindo, no máximo, 25 (vinte e cinco) pontos.

Como funciona a correção da Prova de Redação

Os procedimentos descritos a seguir buscam tornar o processo de correção das redações mais justo, mediante a aplicação de metodologia rigorosa e atenta.

Após a divulgação do gabarito oficial definitivo e a publicação dos candidatos que terão a Prova de redação corrigida, a COPS separa as folhas definitivas de redação destes candidatos, contendo ainda a identificação nominal e a assinatura dos candidatos.

Em seguida, as folhas definitivas são digitalizadas a fim de o candidato poder visualizar e reconhecer suas respostas no site da COPS.

Após a digitalização, é guilhotinada a identificação do candidato, permanecendo apenas o código de barras e o número de identificação do candidato, a fim de garantir o anonimato durante a correção.

Cada redação é corrigida por dois corretores especialistas diferentes, sem que um saiba a nota atribuída pelo outro (correção dupla e cega). Nenhuma marcação ou anotação é feita no corpo das respostas a fim de que uma correção não influencie a(s) outra(s). As duas notas são, então, processadas pelo sistema, que registra esse resultado.

A seguir, um exemplo de duas correções e a sua média:

Caso haja uma discrepância (quando há diferença de mais de 1 ponto entre as duas notas) entre as notas atribuídas, há uma terceira correção.

A seguir, um exemplo de discrepância.

No caso de discrepância, o sistema não calcula a média, e um terceiro corretor, sem saber as notas atribuídas pelos demais corretores, corrigirá a redação.

A seguir, apresentamos um quadro em que a terceira correção elimina a discrepância apontada no exemplo anterior, pois essa nota se aproxima de uma das duas notas já atribuídas.

No entanto, pode haver, ainda, outra discrepância, no caso de a nota do Corretor C, por exemplo, ser 5.

Nesse caso, recorre-se à quarta correção, que é feita somente pelo Coordenador da equipe de correção, o qual terá acesso às três notas dadas. Sua correção, então, prevalece sobre as demais.

Os corretores trabalham com uma escala de 0 (zero) a 5 (cinco). Após aferida a média será aplicado o fator multiplicador 5 (cinco).

Como ter a redação corrigida na UEL?

Terá a prova de redação corrigida o candidato que:

a) Obtiver aproveitamento de, no mínimo, 26% (vinte e seis por cento) da pontuação total das questões da Prova de Conhecimentos;

b) Não obtiver pontuação zero em nenhuma das partes da Prova de Conhecimentos, ou seja, na parte de Conhecimentos Gerais ou na parte de Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa ou na parte de Língua Estrangeira.

Obs.: A obtenção da pontuação mínima não garante a correção da Prova de Redação.

Para a correção da Redação, além dos itens “a” e “b” mencionados anteriormente, serão obedecidas as seguintes disposições, conforme Art. 63 da Resolução CEPE nº 041/2020:

a) para cursos com concorrência de até 15 (quinze) candidatos inscritos por vaga será corrigida a quantidade de redações equivalente a até 3 (três) vezes o número de vagas ofertadas por sistema de inscrição (universal, cota para escola pública, cota para negro de escola pública ou cota para negro de forma irrestrita, independente do percurso de formação);

b) para cursos com concorrência acima de 15 (quinze) candidatos inscritos por vaga será corrigida a quantidade de redações equivalente a 5 (cinco) vezes o número de vagas ofertadas por sistema de inscrição (universal, cota para escola pública, cota para negro de escola pública ou cota para negro de forma irrestrita, independente do percurso de formação).

Em caso de empate, após aferir o resultado das questões objetivas da Prova de Conhecimentos, serão corrigidas as redações de todos os candidatos com a mesma pontuação e que tenham alcançado o limite estabelecido pelos critérios definidos no Art. 29 da Resolução CEPE nº 041/2020. Os demais candidatos serão eliminados do processo seletivo.

Será classificado, após a correção da Redação, o candidato que obtiver nota maior que zero na Prova de Redação.

Na hipótese de igualdade de pontos, para efeito de desempate, consecutivamente, serão adotados os critérios a seguir:

I. terá preferência na classificação o candidato que tiver alcançado maior pontuação na Prova de Redação;

II. persistindo o empate, terá preferência na classificação o candidato que tiver alcançado a maior pontuação na Parte de Conhecimentos Gerais da prova de Conhecimentos;

III. persistindo o empate, terá preferência na classificação o candidato que tiver alcançado a maior pontuação na Parte de Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa da prova de Conhecimentos;

IV. persistindo o empate, terá preferência na classificação o candidato que tiver alcançado a maior pontuação na Parte de Língua Estrangeira da prova de Conhecimentos;

V. persistindo o empate, terá preferência na classificação o candidato mais idoso.

Correção da redação dos treineiros na UEL

Em caso de candidatos identificados como treineiros terem alcançado classificação para correção da Prova de Redação, estes não serão computados no total previsto de candidatos a terem sua redação corrigida e sim acrescidos a este total, não ocupando assim as vagas destinadas aos candidatos que efetivamente concluíram ou concluirão o Ensino Médio até o início do período destinado às matrículas da 1ª convocação.

Redação da UEL

Regras importantes

Capítulo IV das Provas

§ 8º Serão considerados para a correção, somente os textos produzidos a caneta e na Folha Definitiva de Resposta. Os rascunhos da Redação não serão considerados sob qualquer hipótese.

Art. 29. Serão eliminados do Processo Seletivo Vestibular 2021 e não terão a Prova de Redação corrigida, os candidatos que obtiverem, na Prova de Conhecimentos, aproveitamento inferior a 26% (vinte e seis por cento) da pontuação total ou que obtiverem pontuação zero em quaisquer uma das partes, ou seja, na parte de Conhecimentos Gerais ou na parte de Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa ou na parte de Língua Estrangeira. Parágrafo único. A obtenção da pontuação mínima não garante a correção da Prova de Redação.

Art. 31. Serão eliminados do Processo Seletivo Vestibular 2021 os candidatos que obtiverem nota zero na Prova de Redação.

§ 7º A resposta da redação será transcrita para a Folha Definitiva da Redação, utilizando-se caneta esferográfica com corpo transparente e carga de cor preta ou azul-escura e observando-se o espaço destinado à sua transcrição.

§ 8º Serão consideradas para a correção somente a resposta produzida a caneta e na Folha Definitiva da Redação. O rascunho da Prova de Redação não será considerado sob qualquer hipótese.

Capítulo VI da classificação

Art. 63. A correção da Prova de Redação do Processo Vestibular 2021, atendidas as disposições do Art. 29, obedecerá, rigorosamente, à classificação obtida a partir do desempenho nas questões objetivas da Prova de Conhecimentos e atenderá aos seguintes critérios:

I. para cursos com concorrência de até 15 (quinze) candidatos inscritos por vaga será corrigida a quantidade de redações equivalente a até 3 (três) vezes o número de vagas ofertadas por sistema de inscrição (universal, cota para escola pública, cota para negro de escola pública ou cota para negro de forma irrestrita, independente do percurso de formação);

II. para cursos com concorrência acima de 15 (quinze) candidatos inscritos por vaga será corrigida a quantidade de redações equivalente a 5 (cinco) vezes o número de vagas ofertadas por sistema de inscrição (universal, cota para escola pública, cota para negro de escola pública ou cota para negro de forma irrestrita, independente do percurso de formação).

Capítulo VI da classificação

§ 2º Em caso de candidatos identificados como treineiros terem alcançado classificação para correção da Prova de Redação, estes não serão computados no total previsto de candidatos a terem sua redação corrigida, conforme o caput deste artigo, e sim acrescidos a este total, não ocupando assim as vagas destinadas aos candidatos que efetivamente concluíram ou concluirão o Ensino Médio até o início do período destinado às matrículas da 1ª convocação.


Propostas de Redação

Redações Enem