Sobre o projeto
O Projeto Agatha busca através da tecnologia prover educação a estudantes, com o objetivo de apresentar ao público conteúdos de forma simples, no entanto de forma diferenciada, produzindo e divulgando conteúdos de qualidade.
Se você chegou aqui é porque tem a curiosidade de saber mais sobre nós, ficamos felizes pela curiosidade.
Conheça a nossa curiosa história ou nem tão curiosa assim.
A agatha como projeto para ajudar outras pessoas, existe desde sempre, porém ela começou a tomar forma em fevereiro de 2017, quando cursava técnico em informática, e por não ter computador em casa, frequentava a biblioteca no local do meu curso na parte da tarde, com intuito de usar o computador para estudar programação, e me aprimorar no pacote office.
Em um belo dia, fazendo exercícios da apostila, decidi fazer um texto, dando dicas de estudo, a partir daí começou o Projeto Iniciar, que seria um e-book, porém depois de mostrar o conteúdo para um professor, fui descascado, porque não escrevia tão bem na época (não que eu escreva bem hoje), o projeto de um e-book acabou esfriando.
Contudo, após algum tempo decidi criar um site para colocar os textos, a partir daí comecei estudar desenvolvimento de sites, e me veio o desejo de atingir um maior número de pessoas, através da internet, e como envolvia programação, eu juntei os três desejos, educação, aprender como fazer um site e aplicar programação nas coisas.
Com o tempo fui aprimorando os textos, mas sem perspectivas de colocar o projeto no ar, depois de um tempo comecei a trabalhar, e fiquei com pouco tempo para pesquisar, escrever, e criar conteúdo, porém como o desejo de continuar o projeto sempre estava presente.
Então no mês de outubro ou novembro deste mesmo ano, foi relatado que deveríamos criar um projeto com relação a algum conteúdo relacionado a alguma matéria do curso, é retomei o Projeto Agatha, desenvolvi um site responsivo, mudei o design, editei para praticamente todos os conteúdos, e olhe só, a Agatha hoje está no ar até hoje, no Facebook, Instagram, Telegram e YouTube.
Entretanto, entre o término do meu técnico, e minha entrada na faculdade perdi todos os arquivos, uma vez que o HD do meu velho computador parou de funcionar de vez. Todos os meses havia uma tentativa de religar ele, até que um dia ele deu o ar da graça, e voltou a funcionar por três dias, tempo o suficiente para recuperar todos os arquivos.
Então, em 2019 o site retornou aos poucos com vários domínios gratuitos, uma vez que o Facebook sempre bloqueava depois de algum tempo.
A Agatha como ela é hoje
Até metade de 2019 era apenas um hobbie, sem nenhuma certeza de alcançar e impactar muitas pessoas, porém devidos os projetos e palestras de empreendedorismo e startups no IFNMG, onde faço ADS, decidi profissionalizar o site, uma vez que poderia ter potencial ou não.
Outra fato curioso é que a criação do domínio projetoagathaedu.com.br, se deu depois que a empresa onde o meu site ficava hospedado (com o domínio gratuito que o Facebook apagava os links), baniu o site do servidor deles. O mais engraçado é que a imagem que levou ao banimento foi uma figura geométrica de uma questão do Enem, pasmem.
Por qual motivo o nosso site se chama Agatha?
Segundo o site Dicionário de Nomes Próprios, Agatha que também pode ser escrita como Ágata ou Aghata, ou como você quiser, significa “boa, perfeita, respeitável, virtuosa”.
Porém o nome não veio por isso, e a resposta sempre decepciona a todos, porque vem de um jogo chamado Clash Of Kings (que deve ter dado o nome por causa do significado), porém tem toda uma história por trás que poucos sabem.
Em resumo, o jogo era de construir um castelo e treinar tropas (igual filme de era medieval), e todas as vezes que tropas de um jogador (que ele demorou meses para conseguir), eram mortas, vinha a Agatha para trazer mantimentos para as tropas feridas que restaram, e te dava a possibilidade de sempre recomeçar, independente de quantas vezes você perdesse tudo, ela sempre estaria ali para te ajudar a recomeçar, emocionante, não?
Continuando...
Agora estamos em 2021, e faz dois anos que o site do projetoagathaedu.com.br existe, e fico feliz pelas quase 700 mil pessoas que acessaram nosso site somente este ano.
Apesar de ter feito todo o site sozinho, ninguém faz nada sozinho. Seria uma paradoxo?
Gostaria de agradecer as pessoas que tiveram um impacto na nossa existência, mesmo que não tenha mais contato com todos.
- O Daniel do curso técnico e faculdade, que falou sobre gerar recursos com o site para ter condições de investir, e impactar mais pessoas.
- A Karla Garcia que me ensinou muito sobre marketing em uma mentoria no StartupON de 2019.
- A Renata Alves que participou comigo do Clube do Empreendedor e na semana nacional de ciência e tecnologia, mesmo sem quase me conhecer.
- Ao professor Hélder que foi nosso “tutor” nos dois projetos acima, e pegou no nosso pé.
- E por último, não menos importante ao Alexsandro Silva que me ajudou não só revisando nossos primeiros textos, e dando dicas de escrita, como também ajudou na criação da nossa plataforma de correção, e ficava ouvindo minhas histórias.
Momentos importante
2019: Criação do projetoagathaedu.com.br
2020: Criação da nossa plataforma de correção de redação.
2021: Criação de dois novos projetos, Projeto Agatha Redação e Projeto Agatha Questões.
2021: Nosso primeiro milhão de acessos em dois anos de trabalho.
Em que acreditamos?
A Agatha acredita que só através da educação vamos mudar as pessoas, assim ajudando a mudar o mundo. Nós acreditamos que a educação é um direito humano que não pode ser negado, que todo o conhecimento deve ser repassado adiante, e que devemos unir as tecnologias com a educação para provocar mudanças na sociedade. Acreditamos também que a falta de informações é causadora de muitos problemas, e que através de ferramentas como a internet e mídias sociais podemos mudar isso.
Qual é a nossa luta?
Dar a todos o direito de ter acesso a educação, sem pagar por isso, buscando sempre desenvolver áreas no site com base em desejos e necessidades dos estudantes.
Nossa Proposta de Valor
A Agatha busca através da tecnologia prover educação a estudantes de forma gratuita, com o objetivo de apresentar os conteúdos de forma simples, no entanto de forma diferenciada, produzindo, e divulgando conteúdos de qualidade, dessa forma buscamos mudar a realidade social de pessoas com baixa renda, e pouco acesso à educação e cultura.