Ora, Ora

Parece que você tem um Bloqueador de Anúncios ativo, e quem não usa?

Contudo a Agatha Edu se mantém essencialmente com a renda gerada por anúncios, desativa aí rapidinho, parça. 😀

Home > Blog > Redação > Redação no Enem >A Coesão na Redação Enem

A Coesão na Redação Enem

A coesão é a articulação das partes de um todo. Na gramática da língua portuguesa aprendemos que as articulações são realizadas pelas classes de palavras conhecidas por "arredondar" o discurso e tornar mais agradáveis e compreensíveis as orações e os períodos.

São as preposições e as conjunções que exercem essa função de conectivos com maior frequência. Além da coesão interna em uma oração, também é preciso haver coesão entre as orações do parágrafo e entre as etapas do texto, ou seja, entre os próprios parágrafos. As frases devem se suceder numa sequência lógica. O espírito é o mesmo para os parágrafos, mas, nesse caso, a atenção deve estar voltada para os encontros que se dão no fim de um parágrafo e início de outro.

Um bom encadeamento gera "coesão textual" ou "textualidade" e evita que a redação tenha palavras "soltas", como se uma frase não tivesse relação com a outra.

Texto Inadequado: "Quando pensamos um tempo melhor para a vida de todos, queremos dizer o seguinte: simplesmente que as coisas podem ser mais justas para todas as pessoas se beneficiarem disso."

Neste fragmento, o autor é redundante e formula duas vezes a mesma ideia. Constrói a frase como se uma oração fosse a conclusão da anterior, mas não traz novas informações e acaba por "andar em círculos".

A organização das palavras dentro das orações (principalmente a disposição das palavras "simplesmente" e "disso") não favorece o entendimento, resultando em um texto pouco coeso.

TEXTO Adequado: "Quando pensamos em um tempo mais justo, imaginamos, simplesmente, que a vida pode ser melhor para todos."

Temos, acima, uma construção mais consistente da frase. Foi muito positiva a exclusão da expressão "queremos dizer o seguinte", que é uma marca da linguagem oral.

Além disso, o problema da repetição foi resolvido. Não temos mais os dois trechos semelhantes ("um tempo melhor para a vida de todos' e as coisas podem ser mais justas para todas as pessoas se beneficiarem disso"), mas sim uma só elaboração da ideia, com as palavras bem organizadas e melhor encadeamento.

Fonte: "Redação no Enem 2018, Cartilha do participante" (INEP/MEC) e o canal do Telegram "Português"


Propostas de Redação

Redações Enem