Ora, Ora

Parece que você tem um Bloqueador de Anúncios ativo, e quem não usa?

Contudo a Agatha Edu se mantém essencialmente com a renda gerada por anúncios, desativa aí rapidinho, parça. 😀

Home > Blog da Agatha > Redação Vestibulares > Unioeste: >

Meritocracia: Justiça ou Injustiça Social?

Proposta de Redação Unioeste: 2020

Escreva uma CARTA DO LEITOR, para ser publicada na seção de cartas da Revista FORUM, posicionando-se sobre a temática abaixo. Assine sua carta como João ou Maria.

Meritocracia: Justiça ou Injustiça Social?

Meritocracia é igualdade de condições e não de oportunidades. Quando se pensa em igualdade de condições, nós podemos pensar nas condições reais de vida, a classe social, a realidade concreta das pessoas para a sobrevivência digna e capaz de disputar espaço, melhores empregos e qualidade de vida dentro de uma sociedade capitalista. Se forem igualitárias as condições de vida, eu posso dizer que estamos apontando para a meritocracia em seu conceito justo. Caso contrário, não há meritocracia alguma. O que há é a falácia neoliberal da igualdade de oportunidades; é o privilégio de classe social mascarado, muito comum no Brasil. Por isso, se quiserem falar de meritocracia, falem de igualdade de condições e não igualdade de oportunidades, senão o mérito deixa de existir. Se dois pilotos, perfilados lado a lado, correrem, quem vai vencer, o que pilota um Fusca ou uma Ferrari?

Adaptado de: http://www.blogdealtaneira.com.br/2018/07/meritocracia-e-igualdade-de-condicoes-e.html/acesso em 18.10.19.

Entenda por que remuneração deve ser sempre atrelada a resultado. Meritocracia na veia! A meritocracia é uma questão lógica. Entende-se que quem trabalha mais deve ser premiado pelo feito, pois do contrário haverá falta de incentivo e uma tendência natural para que prevaleça sempre a lei do mínimo esforço. Na realidade, esse modelo de trabalho visa a organizar a empresa de modo a garantir que as pessoas mais eficientes sejam recompensadas e tenham oportunidade de crescimento ou até mesmo sociedade no negócio. O resultado disso é bom para empresa e para o funcionário, pois ambos aumentam suas receitas.

Adaptado de: https://blog.betalabs.com.br/entenda-porque-remuneracao-deve-ser-sempre-atrelada-a-resultado-meritocracia-na-veia/acesso em 18.10.19.


Propostas de Redação

Redações Enem