Ora, Ora

Parece que você tem um Bloqueador de Anúncios ativo, e quem não usa?

Contudo a Agatha Edu se mantém essencialmente com a renda gerada por anúncios, desativa aí rapidinho, parça. 😀

Home > Blog da Agatha > Redação Vestibulares > Unioeste: >

Uso de agrotóxicos: necessidade real ou busca por mais lucro?

Proposta de Redação Unioeste: 2019

Redija um ARTIGO DE OPINIÃO para ser publicado no site g1.globo.com, abordando a temática:

USO DE AGROTÓXICOS: NECESSIDADE REAL OU BUSCA POR MAIS LUCRO?

Uma comissão especial de deputados aprovou, em primeira instância, o projeto que regulamenta o uso de agrotóxicos no Brasil. Pelo texto, o que hoje é agrotóxico passaria a se chamar pesticida. O controle de registros, atualmente, é feito por três órgãos: Ministério da Saúde, Ibama e Ministério da Agricultura. Pela proposta, esse processo seria unificado, apenas, sob o comando do Ministério da Agricultura. Deputados que defendem o projeto argumentam que ele vai modernizar os procedimentos. “A lei atual é de 30 anos atrás, nós temos que atualizar, não só modernizar, mas temos que atualizar, mudando algumas coisas. A agricultura precisa de modernização, a agricultura, durante esses 30 anos, evoluiu muito”, disse o relator.

(Adaptado de http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2018/06/comissao-da-camara-aprovaprojeto-que-regulamenta-uso-de-agrotoxicos.html, acesso em 26/09/2018)

Em 1962, a bióloga Rachel Carson decidiu tornar públicos seus estudos, feitos durante quatro anos e meio, sobre as sérias consequências na saúde humana do DDT (diclorodifeniltricloretano), inseticida até então muito usado. Carson mexeu num vespeiro, quando deixou no ar, pela primeira vez, a pergunta: o que vale mais? O lucro que se obtém com plantações sem pragas e cheias de substâncias tóxicas, ou a saúde das pessoas que serão impregnadas por elas?

(Adaptado de: https://g1.globo.com/natureza/blog/nova-etica-social/post/projeto-de-lei-sobreagrotoxicos-o-pl-do-veneno-poe-o-lucro-acima-da-saude-das-pessoas.ghtml, acesso em 26/09/2018)

(Imagem retirada do site: http://metanoverde.blogspot.com/2015/01/como-fazer-pararetirar-os-agrotoxicos.html, acesso em 26/09/2018)


Propostas de Redação

Redações Enem