Ora, Ora

Parece que você tem um Bloqueador de Anúncios ativo, e quem não usa?

Contudo a Agatha Edu se mantém essencialmente com a renda gerada por anúncios, desativa aí rapidinho, parça. 😀

Home > Blog da Agatha > Redação Vestibulares > UFRGS: >

Profissão Docente

Proposta de Redação UFRGS: 2011

Leia o texto abaixo:

É indiscutível que o professor é fundamental para o progresso de qualquer sociedade. Sob sua responsabilidade, formam-se vários profissionais, e, por este fato, a profissão de professor é muitas vezes apelidada de "profissão das profissões". Entretanto, só isto não basta para caracterizar sua dimensão. É preciso olhar para o professor com olhos de quem quer ver um país melhor.

Disponível em: .

Observe, abaixo, dados de pesquisa realizada em 2009 pela Fundação Carlos Chagas sobre a atratividade da carreira docente no Brasil, divulgados por Zero Hora, em 2010, em matéria intitulada Jovens evitam ser professor:

1.501 jovens entrevistados, cursantes do 3º ano do Ensino Médio

56% mulheres

44% homens

Onde estudam

93% escola particular

34% escola pública

Considerou ser professor no processo de escolha profissional

67% não pensou em ser professor

32% pensou em ser professor

1% sem resposta

Adaptado de Zero Hora, 4 set. 2010, p.44.

Com relação a cursos universitários de Licenciatura, ou seja, que preparam para a profissão de professor, observe os dados que seguem, referentes à oferta de vagas e ao número de candidatos inscritos nos concursos vestibulares da UFRGS de 2005 e de 2011:

Considerando os dados dos quadros de oferta de vagas e de número de candidatos inscritos nos vestibulares de 2005 e de 2011 para os cursos de Licenciatura da UFRGS,

- avalie por que a profissão de professor se encontra desprestigiada entre os jovens;

- ilustre sua avaliação com dados de pesquisa realizada pela Fundação Carlos Chagas e com dados comparativos de 2005 e 2011 de um ou mais cursos da UFRGS constantes nos quadros acima; e

- redija uma redação de caráter dissertativo, justificando e defendendo seu ponto de vista;

- inclua também sugestões para a revalorização da profissão de professor em nossa sociedade.

Instruções:

1. Crie um título para seu texto e escreva-o na linha destinada a este fim.

2. Redija uma redação com uma extensão mínima de 30 linhas, excluído o título - aquém disso, seu texto não será avaliado -, e máxima de 50 linhas, considerando-se letra de tamanho regular.

3. As redações que apresentarem segmentos emendados, ou rasurados, ou repetidos, ou linhas em branco terão esses espaços descontados no cômputo total de linhas.

4. Lápis poderá ser usado apenas no rascunho; ao passar sua redação para a folha definitiva, faça-o com letra legível e utilize caneta.


Propostas de Redação

Redações Enem