Ora, Ora

Parece que você tem um Bloqueador de Anúncios ativo, e quem não usa?

Contudo a Agatha Edu se mantém essencialmente com a renda gerada por anúncios, desativa aí rapidinho, parça. 😀

Home > Blog da Agatha > Redação Vestibulares > UEPG: >

A importância e os desafios da divulgação social do conhecimento científico após a pandemia de covid-19

Proposta de Redação UEPG: 2021

ELABORE SUA REDAÇÃO, EM PROSA, COM UM MÍNIMO DE 10 LINHAS E MÁXIMO DE 20 LINHAS

A estupidez dos “Especialistas” de internet em tempos de pandemia: o efeito Dunning-Kruger

Tal como ocorre em época de Copa do Mundo, quando todo brasileiro se torna técnico de futebol, no Brasil atual, em função da pandemia de covid-19, muitos se tornaram epidemiologistas e microbiologistas. Até quando deve durar a quarentena? A cloroquina deve ser utilizada por quem contrair o vírus? Há milhares de cidadãos ávidos para responder a perguntas como essas país afora.

Desnecessário seria dizer que, em um país formalmente democrático, todos são livres para ter uma opinião e para expressá-la nas redes sociais ou fora delas. Quando um cidadão comum exerce seu inalienável direito de expressão e emite uma opinião pouco ou nada embasada, distante da realidade, isso pode até ter algum impacto negativo em termos da influência de sua afirmação sobre a concepção de outras pessoas. Essa influência, porém, tende a ser bastante limitada no caso do cidadão comum. Em geral, se existente, ela é limitada a um círculo social restrito, como sua família e amigos.

No entanto, algo bem mais problemático ocorre quando personalidades reproduzem, com convicção, opiniões anticientíficas, enviesadas ou completamente equivocadas.

O efeito Dunning-Kruger é um problema ligado à metacognição – a habilidade do indivíduo em monitorar seus processos cognitivos e identificar suas limitações de conhecimento e compreensão em diversas situações. Esse efeito se manifesta mais comumente nas pessoas com a incapacidade de reconhecer sua própria ignorância, alimentando, assim, uma ilusão de superioridade e conhecimento superestimados. De forma mais direta: quanto mais ignorante em determinado assunto, mais confiante a pessoa pode se sentir ao opinar sobre ele.

Como é possível que até mesmo autoridades, que deveriam se fiar pelos dados e pela ciência, ajam dessa maneira? Por mais trivial que a explicação possa parecer, aí vai: faltam a elas as habilidades necessárias para reconhecerem sua ignorância, ou seja, sua ignorância é tal que as impede de saberem o quão ignorantes são. Como bem resume o psicólogo social David Dunning: “Se você é incompetente, não tem como saber que é incompetente (…) As habilidades que você necessita para produzir uma resposta certa são exatamente as habilidades que você precisa ter para reconhecer o que é uma resposta certa”.

A conclusão à que chegaram Dunning e Kruger foi a de que a ignorância gera realmente mais confiança e segurança do que o conhecimento.

Adaptado de: NUNES, Daniel; CARVALHO, Davi. A estupidez dos “Especialistas” de internet em tempos de pandemia: o efeito Dunning-Kruger. Disponível em: <https://www.blogs.unicamp.br/covid-19/a-estupidez-dos-especialistas-de-internet-em-tempos-de-pandemia-o-efeito-dunning-kruger/>. Acesso em: 04 Mar. 2021.

PROPOSTA

O texto adaptado para ser reproduzido nesta prova explica um fenômeno psicológico relatado, originalmente em 2011, pelos pesquisadores Justin Kruger e David Dunning, da Universidade de Cornell, que, após aplicarem em voluntários autoavaliações em raciocínio lógico indutivo, dedutivo e abdutivo, pediram aos participantes que estimassem o nível de seus conhecimentos em relação aos outros, percebendo que quanto menos os voluntários conheciam de determinado tema, mais eles acreditavam saber.

A partir da leitura do texto reproduzido acima e utilizando os conhecimentos que acumulou em sua formação escolar, redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema:

A importância e os desafios da divulgação social do conhecimento científico após a pandemia de covid-19

Não esqueça de seguir as seguintes orientações:

- Seu texto deve ter no mínimo 10 e no máximo 20 linhas e ser escrito na modalidade formal de nossa língua.

- Não é necessário colocar um título.

- Não faça cópias literais do texto-base.


Propostas de Redação

Redações Enem