Ora, Ora

Parece que você tem um Bloqueador de Anúncios ativo, e quem não usa?

Contudo a Agatha Edu se mantém essencialmente com a renda gerada por anúncios, desativa aí rapidinho, parça. 😀

Home > Blog da Agatha > Redação Vestibulares > UEM: >

A consciência ou a falta de consciência política do povo brasileiro para votar nas próximas eleições

Proposta de Redação UEM: 2021

TEXTO 1

Brasileiro não sabe votar?

Mariliz Pereira Jorge

Alguém surpreso mesmo com o resultado das eleições? Desde a votação do impeachment, acho que ficou claro o tipo de gente que estamos acostumados a eleger para nos governar. Palhaço, príncipe, ex-ator pornô, PM, heroína. Nenhuma novidade. O casting continua pior do que o de programa de calouros. Os deputados mais votados em São Paulo dariam uma boa temporada de “A Fazenda” (o reality mais trash da TV brasileira), como sugeriram nas redes sociais.

Mas é um tanto arrogante achar que o povo não sabe votar. Pelé já dizia isso nos anos 1970, dando aquela forcinha para a ditadura, que achava mesmo que o povo não precisava votar. Não é o nordestino quem não sabe votar. Não é o paulista. Ou o catarinense. Ou o paraense. Não é que brasileiro não saiba votar. Brasileiro vota como pode, com a pouca cultura que tem, com a pobreza da educação, com a falta de informação, com desprezo pelo processo, vota com o fígado, como pirraça, como ameaça ou como vingança. [...] Votar em Tiririca como forma de protesto uma vez é parte do jogo, eleger um palhaço, desinteressado pelo cargo que já ocupou, como deputado para o terceiro mandato é o quê? O problema não é ser palhaço ou ator pornô, a questão é o oportunismo de se enfiar na vida pública por vaidade ou por interesses que não sejam os da população. É não entender lhufas de legislação, de direitos, de democracia. Ainda assim é o que o povo quer. [...] O povo não sabe votar por que alguns de nós não consideram legítimas as escolhas da maioria? Quem somos nós na fila do pão? A legitimidade dos resultados, por piores que sejam, vem das urnas. E, por mais que tenha falhas, a democracia é mesmo uma delícia, o melhor e único caminho.

Texto adaptado de https://www1.folha.uol.com.br/colunas/marilizpereirajor ge/2018/10/brasileiro-nao-sabe-votar.shtml. Acesso em 10 set. de 2021.

TEXTO 2

O povo sabe votar?

Fábio Porchat

Interessante observar os resultados das eleições. Como algumas figuras conseguiram se eleger é assombroso. É claro que assombroso para mim, porque para uma boa parte das pessoas foi sensacional. E é aí o ponto mais curioso da democracia. Ela é burra e não funciona. [...] Nós, população, não estamos preparados para eleger alguém. Eu não acho que tenho preparo suficiente para decidir quem deveria presidir uma nação, por exemplo. Poucos (pouquíssimos) são aqueles que podem falar sobre os candidatos com propriedade e conseguem fazer uma análise do momento político de agora e do futuro. Claro que eu votei pensando num País melhor, não pior, mas eu não faço a menor ideia se eu fiz direito. Pouquíssimas pessoas fizeram isso. Pense bem, você estudou de verdade os candidatos? Então. [...]

Mais uma vez digo, a democracia é o que temos de melhor. Ou de menos pior. Mas a cada eleição eu percebo que precisamos urgentemente repensar tudo. A maioria decidir é o certo. Mas lembrem que a maioria, na Alemanha, apoiou o nazismo. Também não estou aqui fazendo apologia ao parlamentarismo ou à monarquia, muito menos à ditadura. Só observo que o povo, e eu faço parte dele, não é bem informado, não tem boa educação e, pelo número de abstenções, também não está muito interessado em política ou pelo menos está desestimulado com ela. Aí esse povo é que decide quem vai governar? Tenho dúvidas. [...]

Texto adaptado de https://istoe.com.br/o-povo-sabe-votar/. Acesso em 10 set. de 2021.

TEXTO 3

O que é voto consciente?

A princípio, quando se fala em voto consciente, faz-se referência à importância de um voto tomado a partir de informações adequadas, que apontem ao eleitor que o votado é quem está mais apto a atender às demandas da população. Além disso, o eleitor deve pensar na coletividade e ser capaz de escolher o candidato mais apto a gerir o patrimônio e o interesse público.

Texto adaptado de https://www.politize.com.br/voto-consciente-mas-consciente-do-que/. Acesso em 10 set. de 2021.

Contexto e comando de produção: Neste ano de 2022, o país irá novamente às urnas, e sua escola organizou um seminário com a comunidade escolar para estimular a reflexão sobre a importância, para a vida do cidadão brasileiro, do ato de votar.

Sua professora de língua portuguesa solicita a elaboração de um ARTIGO DE OPINIÃO para ser publicado no jornal on-line da escola sobre a seguinte temática: A consciência ou a falta de consciência política do povo brasileiro para votar nas próximas eleições.

Como aluno do Ensino Médio, e considerando seus conhecimentos e os textos de apoio, você deve expor sua opinião em defesa de que o povo brasileiro está ou não preparado para votar; apresentar argumentos e contra-argumentos que comprovem sua opinião.

Sua redação deve ter entre 15 e 22 linhas.

Não deixe linhas em branco entre partes de seu texto.

NÃO ASSINE SEU TEXTO.


Propostas de Redação

Redações Enem