Ora, Ora

Parece que você tem um Bloqueador de Anúncios ativo, e quem não usa?

Contudo a Agatha Edu se mantém essencialmente com a renda gerada por anúncios, desativa aí rapidinho, parça. 😀

Home > Blog da Agatha > Redação Vestibulares > Udesc: >

Preservar as evidências do antigo é dar continuidade à história

Proposta de Redação Udesc: 2016

Com base na leitura dos textos motivadores abaixo, redija um texto dissertativo, enfocando o tema: Preservar as evidências do antigo é dar continuidade à história

Texto 1

É de vital importância preservar as características originais de uma arquitetura,não só para seus moradores como também para o país, já que são esses pequenos fragmentos espalhados que contribuem para se formar a história cultural. Infelizmente, essas memórias ficarão apagadas materialmente se nenhuma providência for tomada, pois as propriedades antigas estão sendo destruídas. Restaurar esses patrimônios é manter vivo um ícone histórico cultural, é uma forma de eternizar a reflexão sobre a história. Desconhecer o próprio passado é fechar as portas para a construção de um novo futuro.

Disponível em:http://valdecyalves.blogspot.com.br/2010/08/patrimonio-historico-preservacao-da.html [Adaptado]Acesso em: 20/08/2015.

Texto 2

Fiquei olhando. Ah, como eu amava essas casas antigas, gastas de uso, cheias de tradições, prenhes de reminiscências! Gostava de perceber nelas o sinal do tempo passando, ver-lhes gravados nas fachadas os dramas, ouvir o dolorido murmúrio que todas elas pareciam deixar escorrer, exalar pelas frestas quais feridas sangrando.

MIGUEL, Salim. Melhores contos. Editora Global, São Paulo 2009, p. 125

Texto 3


Propostas de Redação

Redações Enem