Ora, Ora

Parece que você tem um Bloqueador de Anúncios ativo, e quem não usa?

Contudo a Agatha Edu se mantém essencialmente com a renda gerada por anúncios, desativa aí rapidinho, parça. 😀

Home > Blog da Agatha > Redação Vestibulares > Redação Alberte Einstein: >

Por se tratar de uma obra de ficção, a telenovela pode abrir mão do compromisso com a realidade?

Proposta de Redação Redação Alberte Einstein: 2019

Texto 1

A novela Segundo Sol reacendeu uma questão que, vez ou outra, retorna para o circuito da televisão brasileira: a ausência de atores e atrizes negras nas produções. Logo que foi anunciado o elenco, vieram as contestações: como um corpo de intérpretes majoritariamente branco daria vida à Bahia, um estado onde 76% dos habitantes se declaram pretos ou pardos?

Mauro Alencar, doutor em Teledramaturgia brasileira e latino-americana pela USP, explica que a verossimilhança¹ “se dá por uma sutil junção entre a imaginação do autor e a realidade”. É quando o criador monta uma trama tão bem elaborada que, mesmo tendo consciência de que ali está uma ficção, o público acredita nas personagens e na história.

Julio Cesar Fernandes, professor da pós-graduação em Produção Transmídia da Faculdade Cásper Líbero, afirma que causa estranhamento a ausência de personagens negros em qualquer história que se passe no Brasil e explica que as telenovelas realizam um movimento de retroalimentação: “A teledramaturgia reflete o que acontece na sociedade, e a sociedade se espelha no que vê nas novelas”, pontua.

(Isabel Costa. “Nova novela da Globo gera polêmica com elenco reduzido de negros”. www.opovo.com.br, 14.05.2018. Adaptado.)

¹verossimilhança: ligação, nexo ou harmonia entre fatos, ideias etc. numa obra literária, ainda que os elementos imaginosos ou fantásticos sejam determinantes no texto; coerência (Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa).

Texto 2

A Globo divulgou um posicionamento sobre a controvérsia em torno da novela O Outro Lado do Paraíso, classificada como “desserviço” pelo Conselho Federal de Psicologia por sugerir que a personagem Laura (Bella Piero), que foi abusada pelo padrasto quando era criança, seria tratada pela advogada Adriana (Julia Dalavia), que é coach, com o uso de hipnose. “As novelas são obras de ficção, sem compromisso algum com a realidade”, diz o comunicado enviado pela emissora.

A cena exibida na novela foi uma ação de merchandising do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC). Procurado pela Veja nesta terça, o IBC afirmou que coaches não fazem uso da hipnose.

(“Globo defende ‘O Outro Lado do Paraíso’: ‘Novelas são ficção’”. https://veja.abril.com.br, 06.02.2018. Adaptado.)

Com base nos textos apresentados e em seus próprios conhecimentos, escreva uma dissertação, empregando a norma-padrão da língua portuguesa, sobre o tema: Por se tratar de uma obra de ficção, a telenovela pode abrir mão do compromisso com a realidade?


Propostas de Redação

Redações Enem